Você está aqui: Página Inicial / A Abetre / Proconforme

Proconforme

PROGRAMA DE CONFORMIDADE ABETRE

O Programa de Conformidade da Abetre foi encerrado em 2009, e os últimos certificados expedidos expiraram em abril desse mesmo ano.

O uso da marca e da logomarca do programa pelas empresas participantes só esteve permitido até a vigência dos respectivos certificados. Qualquer uso após isso é indevido.

 

HISTÓRICO SOBRE O PROGRAMA

Apresentação

Em agosto de 2004 a Abetre criou o Programa de Conformidade visando, fundamentalmente, garantir aos clientes e à sociedade soluções seguras e confiáveis em tratamento e destinação de resíduos, e suprir algumas lacunas da regulamentação. Para o setor, o Programa foi um indutor de melhorias contínuas nos padrões de qualidade e conformidade. Para o mercado – as empresas geradoras – foi um facilitador do processo de avaliação e seleção de fornecedores.


Princípios do Programa

O programa teve por princípios a qualidade e conformidade legal das operações, e estes princípios foram traduzidos em um conjunto de requisitos detalhados, organizados em cinco grupos:

-  Regularidade Jurídica e Fiscal

-  Meio Ambiente

-  Segurança e Saúde Ocupacional

-  Qualidade

-  Capacidade Técnica

As empresas participantes submeteram-se a uma auditoria independente, e a Abetre concedeu um certificado àquelas que efetivamente atenderam aos requisitos do programa.

 

Abrangência

O Programa abrangeu as atividades de transporte e disposição em aterro, para resíduos classe II A de grandes geradores, na Região Metropolitana de São Paulo. Vigorou de 2004 a 2009.

 

Empresas Participantes

Na primeira etapa, realizada de agosto de 2004 a dezembro de 2005, foram certificadas 28 unidades operacionais, sendo 6 aterros e 22 transportadores. A relação dos participantes e sua situação quanto à certificação foi mantida no site da Abetre até o encerramento do Proconforme, em 2009.