Início » Estados aprimoram modelos de controle de resíduos industriais, informa Abetre

Estados aprimoram modelos de controle de resíduos industriais, informa Abetre

Estados aprimoram modelos de controle de resíduos industriais, informa Abetre

Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Alagoas compartilham plataforma eletrônica de controle de movimentação dos materiais.

Cinco estados brasileiros estão um passo à frente no desenvolvimento de sistemas de controle de resíduos industriais e desenvolvimento de políticas públicas na área ambiental.

Os estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Alagoas estão implantando uma plataforma eletrônica de controle da movimentação dos resíduos industriais, fruto de um acordo de cooperação firmado entre os órgãos ambientais estaduais e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) de Santa Catarina, que conta com a ferramenta em funcionamento desde 2015, um projeto com o apoio técnico da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre).

A proposta dos demais estados é replicar o sistema catarinense em suas regiões. “Vale lembrar que o sistema declaratório é uma obrigação legal do poder público, estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e também por diversas leis estaduais”, ressalta o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), Carlos Fernandes.