Início » Setor privado desponta com tecnologias para tratamento de chorume no País

Setor privado desponta com tecnologias para tratamento de chorume no País

Setor privado desponta com tecnologias para tratamento de chorume no País

Segundo a Abetre, o segmento empresarial é a solução ambiental mais viável e segura economicamente para as prefeituras na gestão de resíduos

O setor privado é atualmente o grande – se não, o único –  provedor de soluções e tecnologias para tratamento de chorume no País. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), somente no estado de São Paulo, as empresas tratam cerca de 4 milhões de toneladas do material todos os anos.

Estima-se que o estado de São Paulo gera aproximadamente 10 mil metros cúbicos de chorume por dia, sendo que 50% são tratados nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), 15% são destinados às empresas especializadas e 10% recebem tratamento nos próprios aterros sanitários. Já os 25% restantes não recebem tratamento algum, já que são provenientes dos lixões, que não possuem controle adequado.

“O tratamento desse rejeito representa cerca de 20% dos custos de operação de um aterro sanitário, já que há uma enorme necessidade de capacidade técnica para operar sistemas de tratamento do percolado, como é o caso, por exemplo, das estações com tecnologia de osmose reversa”, comenta Carlos Fernandes, presidente da Abetre. “O setor privado é hoje a solução ambiental mais viável e segura economicamente para as prefeituras na gestão de resíduos e limpeza pública”, conclui.